Em todas as prova, as equipes recebem planilhas, onde constam informações que serão utilizadas durante a competição. Estas informações são: Velocidade média, distâncias entre referências, pontos de referência e outras indicações. |
|
O que determina a velocidade média de cada trecho, é a dificuldade encontrada nos diferentes tipos de terreno em que sera realizada a prova. |
|
A planilha é dividida em 3 colunas. Na primeira, constam as distâncias entre as referências e as acumuladas no trecho, na segunda, as referências, e na terceira coluna, informações complementares que ajudarão na navegação. |
A primeira coisa para se Navegar num Trekking de Regularidade é ter os seguintes equipamentos.
a) Bússola
b) Calculadora Simples
c) Cronômetro
Se esta é a primeira vez que você participa de uma prova de Trekking de Regularidade, entco i importante que você e sua equipe saibam calcular corretamente os tempos e metragens da prova.
Mas por que calcular tempos e metragens?
importante ressaltar que esta não é uma prova de velocidade, onde quem fizer o percurso em menor tempo é o vencedor, mas sim uma prova de regularidade, onde a vencedora sera a equipe que fizer o percurso nos tempos adequados.
Você ja deve ter percebido, então, a importância dos calculos corretos… Vamos aprender a calcular?
Seguindo o exemplo abaixo:
Vamos supor que a largada de sua Equipe sera às 9:00
A primeira referência não tem metragens, é a sua posigco de largada, a posição que você tera de estar às 9 horas!
Logo na segunda referência você ja identifica duas novas informações: o número superior é a metragem da referência, e o inferior é a metragem acumulada durante aquela velocidade média. Note que a Vm (é assim que vamos chamar a Velocidade Média a partir de agora) muda de valor de trechos em trechos.
No primeiro trecho você tera de desenvolver a Vm de 60 Metros por Minuto (ou M/Min). Ou seja, cada uma das 6 referências deste trecho devera ser percorrida com a Vm de 60 M/Min. Você tera de calcular o Horario exato de passagem em cada referência, para poder manter a regularidade da prova.
Na referência 2:
Vm: 60 M/Min
Metragem a percorrer: 46 metros
Passo 1: Divida a Metragem pela Vm
46/60 = 0,766666
Passo 2: Multiplique o resultado por 60 (número invariavel)
0,76666 x 60 = 46 segundos
Passo 3: Some ao horario de largada
9:00 + 46 = 9:00:46
Ou seja: Você tera de chegar na referência 2 às 9 horas e 46 segundos.
Vamos continuar a calcular:
Referência 3:
Vm = 60 M/Min
Metragem a percorrer: 9 Metros
Referência 4:
Vm = 60 M/Min
Metragem a percorrer: 80 Metros
0,33333 x 60 = 20 segundos
Acrescente o minuto reservado acima: 1 min e 20 seg (Viu como é facil?)
9:00:55 + 0:01:20 = 9:02:15
E assim por diante. É importante não esquecer que:
Só para lembrar:
Horário = M/Vm x 60 + Horario anterior
Durante os cálculos dos horários das provas, você deve ter percebido que todas as referências possuem metragens. A mudança de referência nas metragens exatas é fundamental para o bom desenvolvimento da prova, principalmente em lugares onde os referenciais são esparsos ou confusos.
Imagine que você esta fazendo uma prova impecavel, e na metade você erra as metragens e entra no lugar errado… Aí você voltar e localizar o lugar correto vai se passar um tempo, e você ainda podera perder minutos preciosos em um PC que com certeza vai estar próximo do lugar que você errou!!! (é a Lei de Murphy, conhece?)
Agora, como você vai fazer para acertar as medidas, se é proibido o uso de trenas, réguas e similares durante a prova? Contando passos.
Como assim? Vamos ter que fazer a prova contando passos?
Exatamente. I importante que um ou dois integrantes estejam preparados para contar passos. A contagem de passos é simples, mas exige concentração e técnicas que só serão aprendidas com o tempo e a pratica.
Existem dois métodos principais para o calculo dos passos:
Método 1 (o mais simples)
Meça 3 vezes o passo simples completo de cada responsavel passo completo ocorre toda vez que seu pé direito toca o chão. Some os resultados e divida por 3 (ou o número de vezes que você mediu). Pronto, você ja tem a medida média dos passos dos integrantes. Agora, é só dividir a metragem do trecho pelo número encontrado. Pronto, você tem a quantidade de passos necessarios para realizar a prova!!
Método 2
Um ou mais integrantes devem adequar seus passos a 1 metro (este mitodo é complicado e exige treino apurado). Assim, um trecho de 45 metros sera completado com 45 passos.
Não se esquega:
Treine os passos, escolha o melhor método e Boa Sorte!!!