MTB

Como é?

Esse esporte consiste basicamente na formação de uma dupla de ciclistas  munidos de duas bicicletas e equipamentos como velocímetros, relógio cronometro e planilhas onde estão marcados os locais por onde os ciclistas  deve passar.
Nesses lugares, são colocados os postos de controle que aferem o tempo e passagens pelo local.
A distância a ser percorrida é determinada após avaliação do grau de dificuldade apresentado pelo terreno da trilha, podendo variar de 20 a 40 quilômetros, com duração de aproximadamente 4 horas.

Objetivos:

Realizar o percurso pré-determinado pela organização, percorrendo o trajeto dentro do tempo estipulado.

Apuração de resultados:

Durante o percurso são colocados postos de controle que verificam se as duplas estão cumprindo o percurso corretamente, computando o tempo de passagem de cada dupla pelo local.
Cada segundo atrasado corresponde a um ponto perdido, cada segundo adiantado corresponde a 02 pontos perdidos.
No final a dupla que perder menos pontos será a vencedora.
A aferição e apuração são feitas através de equipamento eletrônicos com GPS

Conhecendo a Planilha

Em todas as prova, as equipes recebem planilhas, onde constam informações que serão utilizadas durante a competição. Estas informações são: Velocidade, distâncias entre referências, pontos de referência, tempo ideal de prova e outras indicações.

 

mapa
 

O que determina a velocidade média de cada trecho, é a dificuldade encontrada nos diferentes tipos de terreno em que será realizada a prova.

 

A planilha é dividida em 3 colunas. Na primeira, constam as distâncias entre as referências e as acumuladas no trecho, na segunda, as referências, e na terceira coluna, velocidade, tempo e informações complementares que ajudarão na navegação.

 

 

 

A primeira coisa para se Navegar num MTB de Regularidade é ter os seguintes equipamentos.
a) É necessário ter uma bicicleta tipo Mountain Bike em bom estado de conservação, devido os diversos tipos de terreno, capacete (obrigatório), luvas, óculos são itens para sua segurança e conforto.
b) Ciclocomputador (Odômetro ou Velocímetro para Bicicleta) que marque a distância de 10 em 10 metros e velocidade em km/h.
c) Cronômetro ou Relógio

  1. d) Para fixar a planilha na bike, pode ser usada uma prancheta com 6,5 cm de largura e 21 cm de comprimento (foto abaixo) ou para ter mais facilidades na navegação utilize um roll-book (foto abaixo). A grande vantagem do roll book é que a planilha fica enrolada podendo avançar ou retornar a pagina com facilidade.
 suporte gps  suporte mapa.

Para navegar em um ENDURO de REGULARIDADE o participante deve ter em mente que o objetivo é andar no tempo estipulado pela organização, portanto a cada segundo  atrasado perdera 1 ponto por segundo e adiantando  adiantado será penalizado em 2 pontos por segundo

Com isso a planilha é montada da seguinte forma: A 1ª coluna com a metragem acumulada e parcial de cada referência deve ser seguida pelo odômetro do participante, de forma que quando o mesmo chegar na metragem estipulada pela planilha, o competidor deve estar na referência do próximo quadrante da 2ª coluna. A 2ª coluna indica a direção por onde o competidor deve seguir.  A 3ª coluna contém o Tempo de Deslocamento (quando necessário), Tempo ideal de prova para o trecho ou referência (que devem ser seguidos pelo cronômetro ou relógio), a Velocidade de cada trecho ou referência que devem ser seguidas pelo Odômetro e também algumas informações complementares.