O QUE É MTB DE REGULARIDADE

O MTB de Regularidade ou Enduro de Bike é uma competição que há alguns anos vem ganhando novos adeptos em várias cidades e estados.
O MTB de regularidade nada mais é do que uma brincadeira, uma competição, uma forma de lazer, turismo, exercício mental e físico, que depende unicamente do intuito de quem participa.

Os organizadores coordenam uma competição que deve ser executada por duplas (de amigos, familiares, companheiros de empresa, clube, etc.), pessoas de várias idades, sem distinção de sexo ou classe social, que se unem com o intuito de desfrutar de momentos agradáveis pedalando por trilhas, riachos, cachoeiras, morros, vales, matas, sempre em contato com a natureza.

Para competir é necessário ter um nível mínimo de condicionamento físico que permita pedalar até 40 quilômetros, o que equivale a aproximadamente quatro horas de percurso.

Como é?
Esse esporte consiste basicamente na formação de uma dupla de ciclistas munidos de duas bicicletas e equipamentos como velocímetros, relógio cronometro e planilhas onde estão marcados os locais por onde os ciclistas deve passar.
Nesses lugares, são colocados os postos de controle que aferem o tempo e passagens pelo local.
A distância a ser percorrida é determinada após avaliação do grau de dificuldade apresentado pelo terreno da trilha, podendo variar de 20 a 40 quilômetros, com duração de aproximadamente 4 horas.

Objetivos:
Realizar o percurso pré-determinado pela organização, percorrendo o trajeto dentro do tempo estipulado.

Mapas e planilha:
São fornecidas 02 planilhas com indicações de velocidade e tempo média a ser seguida, distância e observações quando forem necessárias. A planilha é detalhada por referências para localização das duplas com informações que permitam o cálculo do tempo ideal em cada ponto da trilha.

Apuração de resultados:
Durante o percurso são colocados postos de controle que verificam se as duplas estão cumprindo o percurso corretamente, computando o tempo de passagem de cada dupla pelo local.
Cada segundo atrasado corresponde a um ponto perdido, cada segundo adiantado corresponde a 02 pontos perdidos.
No final a dupla que perder menos pontos será a vencedora.
A aferição e apuração são feitas através de equipamento eletrônicos com GPS