REGULAMENTO

Regulamento Circuito Pró-Cuesta Trekking

1. Evento
1.1. Enduro a pé de regularidade.
1.2. Saída e chegada em locais pré determinados pela organização
1.3. Diretor de prova Fernando Arena (procuesta@procuesta.com.br)
1.4. Supervisão da Federação Paulista de Enduro a Pé e Trekking

2. Horários e Inscrições
2.1. Inscrições via email (procuesta@procuesta.com.br), via telefone: (14) 9797-3917 ou através do site
2.2. Ordem de largada: Conforme a chegada das fichas de inscrição para a 1ª etapa e classificação da última etapa. (conf. ítem 6.3)
2.3. Comparecimento dos participantes às 8hs30 – largada às 9hs00.
2.4. Será cobrado um valor de R$ 35,00 por participante, por etapa realizada até o quarto dia que antecede a prova. Após esta data o valor será de R$ 40,00 e no dia do evento R$45,00.
2.5. A largada da primeira equipe será as 9hs00 (nove horas), o da segunda equipe às 9hs03 e assim sucessivamente, com 3 minutos de intervalo entre as equipes, ou em intervalos determinados pela organização.

3. Participação
3.1. Aberta a participação de 50 equipes, por categoria.
3.2. As equipes devem possuir no mínimo 3 e no máximo 6 integrantes. Serão autorizadas excepcionalmente pelo diretor de prova a participação de equipes de dois integrantes, no entanto o pagamento mínimo será correspondente a 3 integrantes.
3.3. Idade mínima é de 12 anos completos. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados de maior responsável ou trazer autorização assinada pelos pais.
3.4. O termo de responsabilidade é parte integrante da ficha de inscrição, sem o qual não será aceita a participação de qualquer pessoa.
3.5. A organição do Circuito Pró Cuesta poderá no início ou a qualquer momento não aceitar mais inscrições de equipes que promovam desordem nos locais de provas, provoquem brigas, tumultos ou atos deliberados que denigram a competição ou qualquer equipe participante.

4. Roteiro
4.1. Definido em planilha, com percurso composto por estradas, ruas, trilhas planas, subidas, descidas de dificuldade média com obstáculos naturais.
4.2. Neutralizados: São pontos em que é dado um tempo determinado para paradas, descanço e lanches.
4.3. Deslocamento: É definido um tempo para cobrir o trecho, onde as equipes não precisam manter a média horária.
4.4. Provas Especiais: As equipes que passarem pelas provas especiais ganharão bonus se for definido na própria planilha.
4.5. Os trechos de medição serão os seguintes:
a. Básicos
b. Ramificações – roteiros secundários
c. Especiais – contra o relógio.

5. Equipamentos de Segurança
5.1. A organização do evento fornecerá os equipamentos que forem necessários.
5.2. As equipes devem possuir os seguinte equipamentos obrigatórios: Uma lanterna, cantil, saco plástico para lixo, crônometro, lanche de trilha, kit de 1ºs socorros, bússola,canetas, prancheta pequena, calculadora simples.
5.3. O vestuário poderá ser: Tênis confortável ou bota, blusa de moleton, capa de chuva, calça de moleton ou Bermuda, meias grossas, etc. Levar roupa e calçado para o retorno ao final do dia.
5.4. As equipes deverão ter um Kit de primeiros Socorros que poderá ser solicitado por um ou mais membros da Organização a qualquer momento da prova e deverá ser apresentado a embalagem do produto que foi utilizado.A penalização da infração do Kit é a perda de 200 pontos.
Pessoas alérgicas a picadas de insetos devem ter seus medicamentos individuais para combater a alergia.
5.5. O Kit de Primeiros Socorros deverá conter: 6 analgésicos,6 antialérgicos,1 anti-séptico, Band-aid ,gase.

6. Prova
6.1. Serão fornecidas duas planilhas por equipe no início da prova, com indicações de deslocamento, velocidade média, observações e símbolo referência. (se houver ramificação será fornecida planilha complementar do trecho indicado).
6.2. A Planilha constará de 3 colunas:
a primeira com distância em metros,
a segunda para o símbolo referência do sentido a ser seguido,
a terceira com informaçções complementares.
6.3. As equipes sairão em intervalos determinados pela organização, obedecendo a ordem de classificação da útima etapa para a primeira equipe e de chegada das inscrições na sede da organização .
6.6. Planilha do Percurso.
6.6.1. Tempo: Nesta coluna a equipe anota o tempo calculado para atingir as referências.
6.6.2. Distância e Velocidade Média: Velocidade Média horária em cada trecho. (distância em metros)
6.6.3. Neutralizados: São pontos em que é dado um tempo determinado para parada. (descanço, lanches, etc).
6.6.4. Deslocamentos: É definido um tempo para se caminhar no trecho, onde as equipes não precisam manter a velocidade média.
6.6.5. Referências: Indicações de direção a ser seguida, diretamente ou com auxílio de bússola.
6.6.6. Provas Especiais: As equipes que passarem pela provas especiais ao longo do percurso ganharão bonus, conforme definido em planilha.
6.6.7. Planilha de Ramificação: Só terá o percurso de ida, podendo ter ou não posto de controle no seu final. No mínimo 1 integrante da equipe deverá percorrer o trecho descrito na planilha de ramificação. Será estabelecido um tempo para o percurso, que poderá ser feito em menos tempo. A não passagem pelo PC de Ramificação indica a perda de 900 pontos.
6.6.8. PC Virtual – Ao encontrar o Posto de Controle Virtual, a equipe deve informar a distância do início do Trecho determinado na planilha até aquele ponto (cada metro errado acarretará na perda de 1 ponto).

7. Apuração
7.1. A cronometragem será feita com base num tempo padrão, a hora oficial fornecida pelo diretor de prova.
7.2. O PC (posto de cronometragem ou de controle) estará colocado ao longo da trilha em locais e pontos aleatórios.
7.2.1. O Posto de controle virtual será um marco, uma placa, ou o posto de controle, dispostos no percurso, ou simplesmente a marcação na planilha. Deverá ser anotada a distância a partir do marco zero, previamente definida na planilha, até este ponto e entregue para a direção de prova quando solicitado.
7.2.2. Cada metro anotado a mais a equipe perde 1 ponto, cada metro anotado errado pela equipe, para menos ou para mais.
7.3. A não passagem em um PC determina a perda de 900 pontos.
7.4. A equipe perderá os seguinte pontos na passagem dos PCS:
7.4.1. 1 ponto por segundo de atraso
7.4.2. 2 pontos por segundo adiantado
7.4.4. O PC do lixo recolherá todos os resíduos acumulados pelas equipes durante o trajeto, inclusive as folhas de planilhas. A não passagem da equipe por este ponto determiná sua desclassificação. A falta de folhas da planilha também determinará a perda de 100 pontos fixos.
7.4.5. O não cumprimento das instruções específicas na planilha acarretará a perda de 100 pontos fixos.
7.4.6. O atraso superior a 20 minutos na passagem do PC implicará na perda de 600 pontos fixos.
7.4.7. O adiantamento de 5 minuntos na passagem do PC implicará na perda de 600 pontos fixos.
7.3. Será vencedora a equipe que perder menos pontos na soma total dos PCS.
7.5. Os PCs funcionarão até 10 minutos após o tempo de passagem da última equipe.
7.6. Descarte de PC – a direção de prova poderá a seu critério descartar um ou mais postos de controle durante a prova. Será avisado no antes de largada e obrigatóriamente o PC de descarte deverá ser um PC que a equipe passou ou não.
7.7. O descarte de posto de controle valerá, a critério da organização, para as equipes Trekkers e Graduados.
7.8. Na categoria Trekkers, as equipes poderão usar equipamentos de navegação como Totem,Winer e Compass.
7.9. Não haverá mais descarte de pior resultado de prova, tanto para Graduados como para Trekkers.

8. Recursos e Protestos
8.1. Serão aceitos desde que interpostos ao diretor de prova por escrito até 10 minutos após a chegada ideal do último participante. O recurso deve ser escrito e não verbal, ter a assinatura dos integrantes da equipe e o depósito de R$ 35,00, que será devolvido se for considerado procedente.
8.2. O protesto de uma equipe à outra será aceito mediante depósito de R$ 35,00 e será devolvido se for julgado procedente.
8.3. Os recursos e protestos serão julgados por membros nomeados pela direção de prova.
8.4. Após divulgado o resultado oficial no final da prova não serão mais aceitos recursos.

9. Motivos Desclassificatórios
9.1. Bebidas alcoólicas, qualquer tipo de drogas ou estimulantes.
9.2. Qualquer ato prejudicial aos companheiros da competição.
9.3. Intimidação verbal ou física contra outras equipes ou aos postos de controle, resgates, pessoal de apoio ou ao diretor de prova.
9.4. Palavras obscenas e atos ofensivos contra outras equipes ou contra a própria equipe..
9.5. Danos causados a propriedades particulares.
9.6. Danos causados a natureza.
9.7. Não passar pelo PC de chegada.
9.8. Empregar atitudes desleais a outros concorrentes.
9.9. Utilizar na equipe algum acompanhante que não seja membro escrito e não tenha sido autorizado pelo diretor de prova.
9.10. Usar trena de roda ou medidor de distância com odômetros.
9.11. Utilizar mais de 1 integrante de equipes Graduadas na categoria Trekkers.
9.12. Alterar ou mexer na máquina ou anotações dos PCS.

10. Penalidades
Não passar pelo PC ou PV 900
Tumultuar o Trabalho do Pc
Não respeitar a fila no Pc
Não passar pelo PC de ramificação 900
Não fechar porteiras 180
Chegar com menos de 3 integrantes na equipe
Não trazer alimentos quando solicitado 200
Não largar no horário estabelecido
Não Participar de Ações Sociais 50 p/ participante
PC – Posto de controle, onde são anotados os tempos das equipes.
PV – Posto de controle Virtual, onde são anotados as distâncias fornecidas pelas equipes

11. Vistoria e Identificação dos Competidores
11.1. Todas as orientações às equipes serão dadas as 8hs30 no local da competição.
11.2. Os competidores serão identificados pelas carteiras de identidade e fichas de inscrição.

12. Empates
12.1. Nas Provas: Os Empates serão decididos considerando-se o concorrente que tiver maior número de “zeros” nos postos de cronometragem, caso persista o maior números de “um” e assim sucessivamente até chegar-se ao vencedor da prova.
12.2. No Circuito Pró Cuesta de Trekking – se não houver descarte de prova: Os empates serão decididos considerando-se o vencedor o equipe que tiver maior número de vitórias em etapas válidas. Se persistir a igualdade, será considerado o maior número de segundos lugares e assim sucessivamente até chegar-se ao vencedor.
12.3. No Circuito Pró Cuesta de trekking – Se houver descarte obrigatório de uma etapa: O vencedor será decidido a favor da equipe que somar o maior número de pontos em “todas” as provas disputadas. Se persistir o empate será utilizado a seguir o critério do ítem 16.2.

13. Pontuação
13.1. Pontuação por etapa disputada conforme resolução da Federação Paulista de Enduro a Pé:

1º col = 40 pontos
2º col = 37
3º col = 34
4º col = 32
5º col = 30
6º col = 28
7º col = 26
8º col = 24
9º col = 22
10º col = 20
11º col = 19
12º col = 18
13º col = 17
14º col = 16
15º col = 15
16º col = 14
17º col = 13
18º col = 12
19º col = 11
20º col = 10
21º col = 9
22º col = 8
23º col = 7
24º col = 6
25º ao 30º col = 5 pontos
31º ao 40º col = 4 pontos
41º até o final = 2 pontos como bonificação pela participação da etapa.

14. Categorias
14.1. A equipe que faltar 3 provas consecutivas será rebaixada para a categoria Trekkers e perderá todos os pontos ganhos.
Trekkers – Destinadas a equipes iniciantes e novatas . Será vedada a participação nesta categoria de equipes que comprovadamente disputam qualquer competição a nível nacional na categoria Graduados.

15. Premiação das equipes
15.1. As equipes vencedoras nas 2 categorias recebem troféus ou medalhas, teremos duas categorias graduados e trekkers onde receberão prêmios os tres (3) primeiros colocados de cada categoria.
15.2. As equipes tem um prazo definido para a retirado dos prêmios. Nas etapas as equipes tem 60 dias para o recebimento, na premiação final as equipes vencedoras tem 60 dias a partir da divulgação oficial do resultado para a retirada dos prêmios. Os prêmios estarão disponíveis na sede da organização.

16. Casos Omissos
16.1. Casos omissos no regulamento serão analisados e julgados pelo diretor de Prova.